sábado, 7 de agosto de 2010

Desenvolvendo um aplicativo - Parte I

Nesta parte do tópico irei mostrar como é simples desenvolver sua primeira aplicação para um dispositivo móvel utilizando J2ME.

Para iniciar o desenvolvimento alguns requisitos prescisam ser atendidos:

1 - Possuir Java Wireless Toolkit instalado (você poderá efetuar o download a partir do link: http://www.oracle.com/technetwork/java/download-135801.html);

2 - Ter uma IDE instalada (Neste tópico irei mostrar o desenvolvimento utilizando o eclipse).

Para iniciar o desenvolvimento com o Eclipse basta inicialmente selecionar o tipo de aplicativo que será desenovolvido (File\New\MIDlet project);


Na janela de defiinições do projeto informe o nome e mais abaixo no grupo "Target Device", selecione a SDK e o tipo de dispositivo que serão utilizados no projeto. É possível que na primeira vez em que o Eclipse seja iniciado para esse tipo de projeto não sejam exibidas as opções nos campos SDK e device, neste caso será necessárip clicar no botão "Manage devices..." e selecionar o diretório onde se encontra a SDK instalada.

Neste tópico estarei criando uma aplicação classica para todos os iniciantes, o tão conhecido HelloWord.

Se tudo deu certo na tela de definições do projeto ao clicar no botão "Finish" você poderá visualizar a estrutura do seu projeto na aba "Package Explorer" dê um clique com o botão direito do mouse sobre a pasta "src" e selecione a opção "new", serão exibidos os tipos de objeto que poderão ser criados, selecione a opção "Java Me MIDlet", dê a essa classe o Nome "HelloWord", uma classe conforme abaixo será exbida:

import javax.microedition.midlet.MIDlet;
import javax.microedition.midlet.MIDletStateChangeException;

public class HelloWord extends MIDlet {
public HelloWord() {

// TODO Auto-generated constructor stub
}
protected void destroyApp(boolean arg0) throws MIDletStateChangeException {

//TODO Auto-generated method stub
}
protected void pauseApp() {

// TODO Auto-generated method stub
}
protected void startApp() throws MIDletStateChangeException {

// TODO Auto-generated method stub
}
}


Essa é a classe que será sempre chamada ao executar a sua aplicação e deverá possuir sempre essa estrutura que será discutida mas adiante em próximos posts. Bom vamos adicionar um pequeno trecho de códico para torna essa primeira aplicação um típico "Hello Word". No método StartApp adicione as seguintes linhas de código:


Form form1 = new Form("Hello word");
form1.append("Hello word!");


Pronto basta agora executar a sua primeira aplicação.

Não percam os próximos posts, estarei desenvolvendo uma aplicação mais complexa, capaz de armazenar dados e maipula-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário